sábado, 26 de novembro de 2011

RECONTAGEM: MAIS UMA ATRAÇÃO DO PROTAGONISMO JUVENIL NO ESPAÇO DO SABER


Marcos Pinheiro


Em sintonia com os movimentos culturais de Contagem, como também do Brasil, no sabádo do dia 26 de novembro, o Espaço do Saber recebeu mais uma grande atração: o I Festival Recontagem – que integra o Circuito Mineiro de Festivais Independentes. Organizado pelo Coletivo Futucatuia, que faz parte de um coletivo ainda maior que é o Fora do Eixo, o evento contou com a participação de mais de 50 pessoas, mesmo que tenha sido um sabádo muito chuvoso, um problema sério para eventos que são realizados em ambientes abertos como o Espaço do Saber. Neste sentido, mais uma vez, o público da cultura, específicamente do Rock, mostraram que são fiéis à causa. Entre as 14 e às 15 horas, o evento contou com a execução de oficinas de fotografia, extensio e moda. A partir daí, contou com um repertório muito claro do que é o Rock'roll: hc(hard core, bandas como dead fish), ska(estilo originado na jamaica na década de 50, tendo seu expoente no Brasil a banda Paralamas do Sucesso), grunge(movimento surgido na década de 80, tendo como expoente as bandas Nirvanas e Alice Chains) e etc...As bandas escaladas foram a Vortex, Primerandar, Festenkois, Barulhista e Monograma. O Coletivo Futucatuia é formado por 6 integrantes, sendo que o Marlon e Rafael são idealizadores. O coletivo foi fundado em março de 2011 e promete muitas ações comprometidas com o movimento cultural, principalmente do rock, em Contagem. De acordo com o blog do coletivo: “O conceito primordial desse Coletivo Contagense, é gerar um processo de constituição de identidades através de projetos culturais para se estruturar redes alternativas ou redes de solidariedade social, como forma de garantia das relações sociais direcionando para a construção e acesso a cidadania.”
Segundo Fael e Pisca (codnomes ou “apelidos”), “o evento foi muito bem divulgado no facebook, eles não poderiam perder a oportunidade de ouvir um rock'roll, tendo entrada franca, em Contagem. E também, nós dois já conhecemos a banda Vortex”. Patrícia Baête , também participante do evento, disse que “apesar da chuva, ela se divertiu muito! Nâo esperava fazer nada naquele sabádo. Ela curti rock'roll, e só em BH que rola grandes eventos. Com chuva não ia rolar de ir para BH!”, finaliza.
O Evento contou também com artistas plásticos renomados que participaram do evento realizando performances ao vivo durante a apresentação dos músicos. Dentre os convidados, destaca-se André Araújo, com diversos trabalhos contemporâneos que já foram apresentados tanto no Brasil quanto no exterior.
Marlon, idealizador do coletivo futucatuia, disse que tem pretensões de fechar a maior parte da agenda do coletivo, em 2012, no Espaço do Saber. Um dos coordenadores do Espaço, Marciano Pacheco, apontou que o espaço está de portas abertas para tal pretensão.
Para maiores informações sobre o Coletivo Contagense, o coletivo dispõe de um perfil no facebook que tem 406 amigos/membros associados. 
















Um comentário:

  1. Muito bacana a matéria... Foi um enorme prazer realizarmos o Recontagem nesse Espaço da verdadeira democratização da Cultura! Esperamos contar com o Espaço do Saber sempre... Abraços do Coletivo Futucatuia!

    ResponderExcluir