CINE CLUBE





Entre em Contato
para Agendar
(31) 3911-9394



CARDÁPIO DE FILMES DO ESPAÇO DO SABER

SINOPSE DOS FILMES



TEMA: CULTURA AFRO-BRASILEIRA:
-Filme: Acácio
Título original: (Acácio)
Lançamento: 2010 (Brasil)
Direção: Marília Rocha
Atores: Acácio Videira, Maria da Conceição Videira, Gambôa Muatximbau.
Duração: 80 min
Gênero: Documentário

Depois de trinta anos vivendo em Angola, o etnólogo português Acácio Videira, acompanhado por sua esposa, Maria da Conceição, muda-se para o Brasil, trazendo na bagagem um extenso registro material da vida dos povos angolanos e dos colonos portugueses. Entrelaçando lembranças, imagens e relatos pessoais, o filme empreende uma jornada afetiva ao passado do casal, ao mesmo tempo em que reconstitui os laços históricos e políticos dos três países em que viveram.


-Coleção: ¨A Cor da Cultura¨ MEC - Canal Futura
Filme: Livros animados
Filme: Nota 10
Filme: Herois de todo mundo
Filme: Ação
Filme: Mojubá ________________________________________________________________________

TEMA: INCLUSÃO

-Filme: Janela da Alma
Título Original:Janela da Alma
Gênero:Documentário
Classificação etária:Livre
Tempo de Duração: 73 minutos
Ano de Lançamento: 2001

Dezenove pessoas com diferentes graus de deficiência visual, da miopia discreta à cegueira total, falam como se vêem, como vêem os outros e como percebem o mundo. O escritor e prêmio Nobel José Saramago, o músico Hermeto Paschoal, o cineasta Wim Wenders, o fotógrafo cego franco-esloveno Evgen Bavcar, o neurologista Oliver Sacks, a atriz Marieta Severo, o vereador cego Arnaldo Godoy, entre outros, fazem revelações pessoais e inesperadas sobre vários aspectos relativos à visão: o funcionamento fisiológico do olho, o uso de óculos e suas implicações sobre a personalidade, o significado de ver ou não ver em um mundo saturado de imagens e também a importância das emoções como elemento transformador da realidade ­ se é que ela é a mesma para todos.

-Filme: Estamira
Título Original: Estamira
Gênero:
Documentário
Duração:
115 min.
Ano: Brasil –
2006

ESTAMIRA conta a história de uma mulher de 63 anos que sofre de distúrbios mentais e vive e trabalha há mais de 20 anos no Aterro Sanitário de Jardim Gramacho, um local renegado pela sociedade, que recebe diariamente mais de oito mil toneladas de lixo produzido no Rio de Janeiro. Com um discurso eloqüente, filosófico e poético, a personagem central do documentário levanta de forma íntima questões de interesse global, como o destino do lixo produzido pelos habitantes de uma metrópole e os subterfúgios que a mente humana encontra para superar uma realidade insuportável de ser vivida.

TEMA:PRECONCEITO RACIAL


-Filme: A Negação do Brasil
Título Original: A Negação do Brasil
Gênero:
Documentário
Classificação etária:
12 anos
Tempo de Duração:
90 minutos
Ano de Lançamento:
2000

O documentário é uma viagem na história da telenovela no Brasil e particularmente
uma análise do papel nelas atribuído aos atores negros, que sempre representam personagens mais estereotipados e negativos. Baseado em suas memórias e
em fortes evidências de pesquisas, o diretor aponta as influências das telenovelas
nos processos de identidade étnica dos afro-brasileiros e faz um manifesto pela
incorporação positiva do negro nas imagens televisivas do país.
________________________________________________________________________
TEMA:SEXUALIDADE

-Coleção: 4º For Rainbow

Filme:
Brincos De Estrelade marcela bertoletti, rj, 2008 – 19’ (ficção)
Brincos de Estrela conta a história da descoberta do amor entre duas amigas.
O curta vai explorando os medos e receios dessa personagem à medida que seus sentimentos vão tomando conta da sua vida.
Filme:Depois de Tudo de Rafael Saar, RJ, 2008 – 12’ (ficção)
Depois da despedida, a espera. Depois da espera, a volta. Depois de tudo,
o que mais querem é estar juntos e um dia basta para esperarem pelo próximo.


Filme: E agora Luke de Alan Nóbrega, RJ, 2010 – 4’ (animação)
Luke é um rapaz que está iniciando sua vida adulta e é obrigado a se defrontar com os seus valores religiosos, morais e sociais, após um segredo seu ser descoberto.


Filme:Ensaio de Cinemade Allan Ribeiro, RJ, 2009 – 15’ (experimental)
Ele dizia que o filme começava com uma câmera muito suave, com um zoom muito delicado e avançava em busca de Bardot.


Filme: Eu não quero voltar sozinho
de Daniel Ribeiro, SP, 2010 – 17’ (ficção)
A vida de Leonardo, um adolescente cego, muda completamente com a chegada de um novo aluno em sua escola. Ao mesmo tempo ele tem que lidar com os ciúmes da amiga Giovana e entender os sentimentos despertados pelo novo amigo Gabriel.


Filme:Felizes para sempre de Ricky Mastro, SP, 2009 – 7’ (documentário)
Felizes para sempre faz parte do projeto Fuking Different São Paulo. Essa era a idéia inicial do projeto “achar um casal que estivesse juntos há décadas” e foi assim que selecionamos as nossas candidatas: através do site e entrevistas com o diretor Ricky Mastro e assistentes de direção Lilian Baldo e Rodrigo Dorado.

Filme:
GLOSSÁRIO de Fabinho Vieira, CE, 2008 – 2’ (experimental)
Duas travestis, com todo seu carisma e encanto, revelam os significados dos termos e gírias próprios que já caíram no gosto popular.
Filme:Homofobia, Lesbofobia e Transfobia de Felipe Fernades, DF, 2008 – 9’ (documentário)
O vídeo busca refletir sobre as categorias usadas por ativistas lésbicas e travestis para se falar das violências contra suas identidades. Trazendo vozes sobre os usos dessas categorias, esquadrinha algumas aproximações e distâncias entre a pauta específica destas em relação ao “segmento” como um todo. Mostra situações em que o “ser lésbica” e o “ser travesti” produziram particularidades no que tange a discriminação e violência.

Filme:
Sem Purpurina de Daniel Ribeiro, SP, 2010 – 17’ (ficção)
O documentário mostra os sonhos, as alegrias, os dramas e a luta contra o preconceito sob a visão da comunidade GLBTT e especialistas.

Filme:
On My Own de Yuri Yamamoto, CE, 2008 – 4’ (experimental)
Um garoto numa eterna busca: a procura de sua identidade, de forças para ser quem é, de alguém para apoiá-lo. Dúvidas e certezas, dois opostos tão naturais nessa idade.
________________________________________________________________________
TEMA:JUVENTUDE


-Filme: As melhores coisas do Mundo
Título original: (As Melhores Coisas do Mundo
Lançamento: 2010 (Brasil)
Duração: 107 min
Gênero: Drama


Mano (Francisco Miguez) é um adolescente de 15 anos. Ele está aprendendo a tocar guitarra com Marcelo (Paulo Vilhena), pois deseja chamar a atenção de uma garota. Seus pais, Camila (Denise Fraga) e Horácio (Zé Carlos Machado), estão se separando, o que afeta tanto ele quanto seu irmão mais velho, Pedro (Fiuk). Sua melhor amiga e confidente é Carol (Gabriela Rocha), que está apaixonada pelo professor Artur (Caio Blat). Em meio a estas situações, Mano precisa lidar com os colegas de escola em momentos de diversão e também sérios, típicos da adolescência nos dias atuais.





-Filme: A falta que me faz

Título original: (A Falta que me Faz)
Lançamento: 2009 (Brasil)
Direção: Marília Rocha
Duração: 80 min
Gênero: Documentário

Em uma cidade rodeada pela Cordilheira do Espinhaço, quatro meninas vivem o final de sua adolescência. Durante a semana elas vivem dias de amizade, angústias e contradições, sendo que nos finais de semana se encontram nas festas de forró locais.

-Filme: Saudáveis Subversivos
_______________________________

TEMA:CULTURA AFRO-BRASILEIRA


-Filme: Candomblé do Açude, Arte, Cultura e Fé
Direção: André Braga e Cardes Amâncio
Duração: 26 min

Um filme sobre a ¨Comunidade do Açude¨, na serra do cipó.O tempo do Açude é um tempo ancestral, arraigado na mais profunda tradição afro-brasileira.
O espaço é o mesmo. A história se aproxima a cada fala,em cada gesto, em cada traço marcado na face deste povo lutador. Em cada batida de tambu que evoca a raiz real e guerreira da mais genuína brasilidade, trazida nos navios negreiros, que aqui aportaram e assim vieram da beira do mar.

-Filme: Coleção a Cor da Cultura

-Filme: Heróis de Todo o Mundo

Heróis de todo o mundo é uma série de interprogramas que retrata trinta grandes personalidades de nossa história. Os retratados são todos afrodescendentes e, com exceção de Zumbi dos Palmares e Aleijadinho, viveram e notabilizaram-se entre o final nos séculos XIX e XX. Cada um dos ilustres heróis é interpretado por personalidades negras da atualidade em episódios com pouco mais de 2 minutos de duração, que permitem ao espectador ver e ouvir Lima Barreto, por exemplo, descrever sua própria trajetória de vida. Segue abaixo, a lista das 30 personalidades retratadas e de seus devidos intérpretes
___________________________________________

TEMA:HISTÓRIA

-Filme: Conhecendo Contagem com a Turma do Contagito

Produção da Avesso Filmes traz a história de Aninha, uma menina que se muda para um bairro tranqüilo da cidade. Ao chegar, ela se mostra um pouco triste por ter deixado seus amigos para trás. A melancolia logo passa quando aparece uma abóbora falante que salta do carrinho do verdureiro e convida a menina para um passeio.

O Contagito logo chama Aninha para conhecer um pouco mais de seu novo lar. No passeio vai contando histórias sobre sua origem e da cidade. Quando chegam à Casa de Cultura, eles resolvem juntar o resto da turma e mostrar para a nova amiguinha os atrativos históricos da cidade. Saem os dois em um passeio, que inspirados em Monteiro Lobato e Lewis Carrol, vão preencher a tela com uma fantasia, embalada pela realidade histórica e territorial que vai sendo desvendada para Aninha e o espectador.

-Filme: Narradores de Javé
Elenco: José Dumont, Nelson Xavier, Dirce Migliaccio, Matheus Nachtergaele, Rui Resende, Nelson Dantas, Mário César Camargo, Gero Camilo.
Direção: Eliane Caffé
Gênero: Drama Nacional

Nada mudaria a rotina do pequeno vilarejo de Javé se não fosse o fato de cair sobre ele a ameaça repentina de sua extinção: Javé deverá desaparecer inundado pelas águas de uma grande hidrelétrica. Diante da infausta notícia, a comunidade decide ir em defesa de sua existência pondo em prática uma estratégia bastante inusitada e original: escrever um dossiê que documente o que consideram ser os "grandes" e "nobres" acontecimentos da história do povoado e assim justificar a sua preservação. Se até hoje ninguém preocupou-se em escrever a verdadeira história de Javé, tal tarefa deverá agora ser executada pelos próprios habitantes. Como a maioria dos moradores de Javé são bons contadores de histórias mas mal sabem escrever o próprio nome, é necessário conseguir um escrivão à altura de tal empreendimento. É designado o nome de Antônio Biá, personagem anárquico, de caráter duvidoso, porém o único no povoado que sabe escrever fluentemente. Apesar de polêmico, ele terá a permissão de todos para ouvir e registrar os relatos mais importantes que formarão a trama histórica do vilarejo. Uma tarefa difícil porque nem sempre os habitantes concordam sobre qual, dentre todas as versões, deverá prevalecer na memória do povoado. Na construção deste dossiê, inicia-se um duelo poético entre os contadores que disputam com suas histórias - muitas vezes fantásticas e lendárias - o direito de permanecerem no patrimônio de Javé.


-Filme:Cinema, Aspirinas e urubus, o crime da imagem
Título original: (Cinema, Aspirinas e Urubus)
Lançamento: 2005 (Brasil)
Direção: Marcelo Gomes
Duração: 90 min
Gênero: Drama

Em 1942, no meio do sertão nordestino, dois homens vindos de mundos diferentes se encontram. Um deles é Johann (Peter Ketnath), alemão fugido da 2ª Guerra Mundial, que dirige um caminhão e vende aspirinas pelo interior do país. O outro é Ranulpho (João Miguel), um homem simples que sempre viveu no sertão e que, após ganhar uma carona de Johann, passa a trabalhar para ele como ajudante. Viajando de povoado em povoado, a dupla exibe filmes promocionais sobre o remédio "milagroso" para pessoas que jamais tiveram a oportunidade de ir ao cinema. Aos poucos surge entre eles uma forte amizade.


-Filme: Quanto vale ou é por por Quilo?
Título original: (Quanto Vale ou é por Quilo?)
Lançamento: 2005 (Brasil)
Atores: Ana Carbatti, Cláudia Mello, Myriam Pires, Leona Cavalli.
Duração: 104 min
Gênero: Drama


Uma analogia entre o antigo comércio de escravos e a atual exploração da miséria pelo marketing social, que forma uma solidariedade de fachada. No século XVII um capitão-do-mato captura um escrava fugitiva, que está grávida. Após entregá-la ao seu dono e receber sua recompensa, a escrava aborta o filho que espera. Nos dias atuais uma ONG implanta o projeto Informática na Periferia em uma comunidade carente. Arminda, que trabalha no projeto, descobre que os computadores comprados foram superfaturados e, por causa disto, precisa agora ser eliminada. Candinho, um jovem desempregado cuja esposa está grávida, torna-se matador de aluguel para conseguir dinheiro para sobreviver.

-Filme: Memória para uso diário
Lançamento: 2007.
Direção: Beth Formaggini.
Gênero: Documentário
Duração:94 min.

Enquanto ouvimos relatos de longas buscas pelos corpos de desaparecidos políticos, vemos materiais de tevê sobre a descoberta de valas comuns e acompanhamos Ivanilda Veloso pelos arquivos oficiais em busca de provas de que seu marido fora assassinado pela repressão.

-Filme:Que Bom te Ver Viva
Lançamento: 1989.
Direção: Lucia Murat.
Gênero:Documentário
Duração: 100 min.

Delírios e fantasias de uma personagem anônima, interpretada por Irene Ravache, alinhavam depoimentos verídicos de oito ex-presas políticas vítimas de tortura.
____________________________________


TEMA:LITERATURA/ CLÁSSICOS

-Filme: A Hora da Estrela
Lançamento: 1985
Gênero:Drama
Duração:96 min

O roteiro é uma adaptação do romance Homônino de Clarice Lispector. Macabéa, uma nordestina de dezenove anos, orfã de pai, mãe e da tia que a criou, vai para o Rio de Janeiro ser datilógrafa. Ela vai morar numa pensão e tem uma vida sem muitas emoções, pois é indiferente a elas. Conhece Olímpico de Jesus e os dois começam a namorar. Porém a relação não se sustenta e Olímpico acaba trocando Macabéa, a quem chama de “cabelo na sopa”, por Glória, colega de trabalho da ex-namorada, que, por recomendação de sua cartomante, rouba o namorado de Macabéa. Glória, então, recomenda-lhe sua cartomante, para que se sinta melhor, e Macabéa decide ir. A cartomante diz à garota que sua vida irá mudar repentinamente: seu ex-namorado a pedirá de volta, ela ganhará uma grande fortuna e se casará com um gringo lindo que se apaixonará por ela. Macabéa fica entusiasmada, mas quando sai na rua é atropelada por uma Mercedes e morre.

-Filme: Encontro Marcado com Fernando Sabino

-Filme: Macunaíma
Gênero: Comédia
Duração: 108 min

Macunaíma é um filme brasileiro , de 1969, do gênero comédia, dirigido por Joaquim Pedro de Andrade, e baseado na obra homônima de Mario de Andrade. O roteiro foi escrito pelo próprio diretor; a trilha sonora é Jards Macalé,Orestes Barbosa Silvio caldas Heitor Vila-Lobos; a fotografia, de Guido Cosulich e Affonso Beato; o desenho de produção, de Anísio Medeiros, os figurinos, de Anísio Medeiros, a assistência de direção de Carlos Alberto Prates Correia, e a edição, de Eduardo Escorel.
Macunaíma é um dos grandes personagens da carreira de Grande Otelo e o filme traz um elenco de atores renomados.


-Filme: Deus e o Diabo na terra do Sol
Gênero: Drama
Duração: 125 min

O Sertanejo Manoel e sua mulher Rosa levam uma vida sofrida no interior do país, uma terra desolada e marcada pela seca. No entanto, Manoel tem um plano: usar o lucro obtido na partilha do gado com o coronel para comprar um pedaço de terra. Quando leva o gado para a cidade, alguns animais morrem no percurso. Chegado o momento da partilha, o coronel diz que não vai dar nada ao sertanejo, porque o gado que morreu era dele, ao passo que o que chegou vivo era seu. Manoel se irrita, mata o coronel e foge para casa. Ele e sua esposa resolvem ir embora, deixando tudo para trás.
Manoel decide juntar-se a um grupo religioso liderado por um santo (Sebastião) que lutava contra os grandes latifundiários e em busca do paraíso após a morte. Os latifundiários decidem contratar Antônio das Mortes para perseguir e matar o grupo.


-Filme:Tapete Vermelho
Lançamento: 2006 (Brasil)
Direção: Luiz Alberto Pereira
Atores: Matheus Nachtergale, Vinícius Miranda, Gorete Milagres, Rosi Campos (Maria) Aílton Graça.
Duração: 100 min
Gênero: Comédia

Quinzinho (Matheus Nachtergaele) mora em uma roça bem distante de qualquer cidade grande. Decidido a cumprir uma promessa, ele decide levar seu filho Neco (Vinícius Miranda), de 9 anos, para assistir a um filme estrelado por Mazzaropi em uma sala de cinema, assim como fez seu pai quando era garoto. Desejando cumprir a promessa a qualquer custo, Quinzinho, sua esposa Zulmira (Gorete Milagres), Neco e o burro Policarpo viajam pelas cidades em busca de um cinema que possa exibir o filme.

-Filme: Galinha ao Molho Pardo
Direção:Feli Coelho
Ano:2007
Fotografia:Paulo Polônio
Gênero:Ficção

Adaptação de um conto de Fernando Sabino, “Galinha ao Molho Pardo” não é um filme muito criativo. Conta a história de um garoto tentando salvar uma galinha de virar almoço, mas as situações ocorridas por isso são pouco divertidas. A narração mais atrapalha do que ajuda, narrando elementos óbvios que a imagem já mostra. A galinha e um papagaio, que aparece na história, talvez sejam os únicos atores a merecer nota, pois todo o resto é muito fraco. Se uma galinha consegue se fingir de morta com mais realismo do que um humano repetindo falas, é por que algo tem de errado.
____________________________________

TEMA:ANIMAÇÃO

-Coleção:Anima Brasília
Uma Coletânea de Animações Brasilienses
Filme:Calango!
Um esfomeado calango decide que um grilo será sua próxima refeição... mas as coisas não serão tão simples quanto ele imagina. Ação, humor e uma perseguição desenfreada numa animação 3D bem brasileira.

Filme:Rua das tulipas
Um grande inventor acostumado a criar soluções para todos os moradores de sua rua, a Rua das Tulipas, após ver a felicidade de todos seus vizinhos descobre que ainda faltava a felicidade de todos seus vizinhos descobre que ainda faltava a felicidade de uma pessoa.

Filme:A Ilha
A Ilha conta a história de Edu, um rapaz que fica ilhado em uma grande metrópole. O filme aborda, de maneira bem humorada, os problemas e dificuldades de se viver em uma cidade grande, onde o simples ato de se atravessar uma rua pode ser um problema.

Filme:Knossos

Na escuridão do labirinto de Knossos, Tseu enfrenta o monstro minotauro.

Filme:Aziz

Baseado no conto de Hovhannes Tumanian, Aziz é um filme que mostra um filho de caráter duvidoso que faz uma promessa ao seu pai em seu leito de morte.

Filme: Dia Internacional da Animação
Mostra de curtas de animação, mostra para deficientes visuais e para deficientes auditivos.



TEMA:CULTURA INDÍGENA

-Coleção: Vídeo Indio Brasil

Filme:Já me transformei em imagem”
Direção: Zezinho Yube / Vídeo nas Aldeias / 2008 / 32 min. / AC - Hunikui (Kaxinawá) / Livre
Comentários sobre a história de um povo, feito pelos realizadores dos filmes e por seus personagens. Do tempo do contato, passando pelo cativeiro nos seringais, até o trabalho atual com o vídeo, os depoimentos dão sentido ao processo de dispersão, perda e reencontro vividos pelos Huni kui.

  Filme:“De volta à terra boa”
Direção: Vincent Carelli / Vídeo nas Aldeias / 2008 / 21min. / MT - Panará / Livre
Homens e mulheres Panará narram a trajetória de desterro e reencontro de seu povo com seu território original, desde o primeiro contato com o homem branco, em 1973, passando pelo exílio no Parque do Xingu, até a luta e reconquista da posse de suas terras.

Filme:Corumbiara”
Direção: Vincent Carelli / Vídeo nas Aldeias / 2009 / 117 min. / RO -  Akuntsu e Kanoê / Livre
Em 1985, o indigenista Marcelo Santos denuncia um massacre de índios na Gleba Corumbiara (RO) e Vincent Carelli filma o que resta das evidências. Bárbaro demais, o caso passa por fantasia e cai no esquecimento. Marcelo e sua equipe levam anos para encontrar os sobreviventes. Duas décadas depois, “Corumbiara” revela essa busca e a versão dos índios.


Filme:“Kuhi ikugü, os Kuikuro se apresentam”
Direção: Coletivo Kuikuro de Cinema / Vídeo nas Aldeias / 2007 / 7 min. / MT - Kuikuro / Livre
Os Kuikuro apresentam sua história, desde seus antepassados, passando pelos conflitos com os brancos até as mudanças de suas vidas no mundo contemporâneo.


Filme:“Pi’õnhitsi, mulheres Xavante sem nome”
Direção: Divino Tserewahú / Vídeo nas Aldeias / 2009 / 56 min. / MT - Xavante / Livre
Desde 2002, Divino Tserewahú tenta produzir um filme sobre o ritual de iniciação feminino, que já não se pratica em nenhuma outra aldeia Xavante, mas desde o começo das filmagens todas as tentativas foram interrompidas. No filme, jovens e velhos debatem sobre as dificuldades e resistências para a realização desta festa.
  
Filme:Pajerama”
Direção: Leonardo Cadaval / 2008 / 9 min. / SP - Animação / Livre
Um índio é pego numa torrente de experiências estranhas, que revelam mistérios de tempo e espaço.


Filme:Porahey”
Direção: Alunos da Oficina do projeto Ava Marandu / 2010 / 27'33'' / MS – Guarani / Livre
Registro sensível de histórias, sons e maneiras de fazer que alimentam o imaginário e cotidiano de um povo. Em outras palavras, são recortes do “universo” dos Guarani da aldeia Te'ýikue .

Filme: “Imbé gikegü - cheiro de pequi”
Direção: Tarumã e Maricá Kuikuro / Vídeo nas Aldeias / 2006 / 36min. / MT - Kuikuro / Livre
É tempo de festa e alegria no Alto Xingu. A estação seca está chegando ao fim. O cheiro de chão molhado mistura-se ao doce perfume de pequi. Mas nem sempre foi assim: se não fosse por uma morte, o pequi talvez jamais fosse real. Ligando o passado ao presente, os realizadores kuikuro contam uma história de perigos e prazeres, de sexo e traição, onde homens e mulheres, beija-flores e jacarés constroem um mundo comum.

Filme:Mokoi tekoá petei jeguatá - duas aldeias, uma caminhada”
Direção: Ariel Ortega, Jorge Morinico e Germano Benites  / Vídeo nas Aldeias / 2008 / 63min. / RS - Guarani-Mbya / Livre
Sem matas para caçar e sem terras para plantar, os Mbya-Guarani dependem da venda do seu artesanato para sobreviver. Três jovens Guarani acompanham o dia-a-dia de duas comunidades unidas pela mesma história, do primeiro contato com os europeus até o intenso convívio com os brancos de hoje.


Filme: Kré
Direção: Francele Cocco / 2009 / 8 min / RS – Kaigang / Livre
Dona Natália, índia moradora da reserva da Serrinha, explica a confecção de cestos e balaios kaigang, desde a extração da matéria prima, até a comercialização nas cidades do RS e SC.


Filme:Kene Yuxi, as voltas do kene”
Direção: Zezinho Yube / 2010 / 48min. / AC -  Hunikui (Kaxinawá)
Sinopse: Ao tentar reverter o abandono das tradições do seu povo e seguindo as pesquisas do seu pai, o professor e escritor Joaquim Maná, Zezinho Yube corre atrás dos conhecimentos dos grafismos tradicionais das mulheres Huni Kui auxiliado por sua mãe.


Filme:Indígenas digitais”
Direção: Sebastian Gerlic / 2010 / 26 min. / BA - Tupinambá (BA), a Pataxó Hahahãe (BA), Kariri-Xocó (AL), a Pankararu (PE), Potiguara (PB), Makuxi (RR) e Bakairi (MT) / Livre Representantes de várias etnias relatam como celulares, câmeras fotográficas, filmadoras, computadores e, principalmente, a internet vêm sendo ferramentas importantes na busca das melhorias para as comunidades indígenas e nas relações destas com o mundo globalizado.


Filme:A gente luta, mas come fruta” / Vídeo nas Aldeias (PE) / 2006 / 40min. / AC - Ashaninka / Livre
Diretor: Valdete Pinhanta e Issac Pinhanta
O manejo agroflorestal realizado pelos Ashaninka da aldeia APIWTXA no rio Amônia, Acre. No filme eles registram, por um lado, seu trabalho para recuperar os recursos da sua reserva e repovoar seus rios e suas matas com espécies nativas, e por outro, sua luta contra os madeireiros que invadem sua área na fronteira com o Peru.


Filme: Terra vermelha
Direção: Marcos Bechis /2008 / 1h48min
O suicídio de duas meninas Guarani-Kaiowá desperta a comunidade para a necessidade de resgatar suas próprias origens, perdidas pela interferência do homem branco. Um dos motivos do desaparecimento gradual da cultura reside no conflito gerado pela disputa de terras entre a comunidade indígena e os fazendeiros da região. Para os Kaiowá, essas terras representam um verdadeiro patrimônio espiritual e a separação que sofreram desse espaço é a causa dos males que os rodeia.
Elenco: Matheus Nachtergaele (Dimas), Cláudio Santamaría (Roberto), Alicelia Baptista (Lia), Chiara Caselli (Beatrice), Abrisio Da Silva Pedro (Osvaldo), Ademilson Concianza Verga (Ireneu), Ambrósio Vilhalva (Nadio), Fabiane Pereira Da Silva (Maria), Eliane Juca Da Silva (Mami) e Leonardo Medeiros (Lucas Moreira).



FILMES PROGRAMADORA BRASIL


_Filme: O Cavalinho Azul / Portinholas

Programa 9
Classificação : Livre


Filmes inspirados na literatura, na pintura e no teatro brasileiro voltados para o público infanto-juvenil e que homenageiam grandes autores do gênero a partir das suas obras: Portinholas, do livro homônimo da escritora Ana Maria Machado, é o resultado de um projeto realizado com 150 crianças da rede pública, pelo Instituto Marlin Azul/Projeto animação, em Vitória- ES. As crianças criaram e animaram o curta que, como no livro, faz uma viagem ao mundo das artes através da pintura de Portinari. O Cavalinho Azul, filme em longa metragem de Eduardo Escorel, baseou-se na peça homônima, escrita pela teatróloga infantil Maria Clara Machado. A obra de Escorel, realizada em 1984, já é considerada um clássico do cinema infantil.
Cavalinho Azul:Eduardo Escorel, RJ, 1984