sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Encontro dos Blocos na Praça da Glória

    por   Marcos Pinheiro                                                                                               
    Em consonância com os vários blocos culturais de carnaval,  em Belo Horizonte, como o bloco Cidade Jardim, em Contagem está sendo realizado as mesmas ações. Idealizado pelo movimento Cellos Contagem, entre outros movimentos, nasce o Bloco das Perucas. A realização do mesmo propõe retomar os carnavais de marchinha, resgatando a identidade com os pontos de patrimônio cultural do município. O Itinerário saíra da Praça Paulo Pinheiro Chagas, passando pelo Espaço do Saber – próximo ao Camelodromo – concentrando  , no final, na Praça da Glória, onde neste momento teremos a junção de vários blocos. O lema do I Encontro de Blocos de Carnaval,  realizado pela prefeitura de Contagem é “construir uma cidade compartilhada por todos, com espaços públicos acolhedores de encontros, de trocas, de vivência dos direitos coletivos, com qualidade na saúde, na educação, na cultura, no esporte e lazer e inserção social são os grandes desafios que nós temos”, finaliza o documento de divulgação do evento.
    O carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Tem sua origem no entrudo português, onde, no passado, as pessoas jogavam uma nas outras, água, ovos e farinha. O entrudo acontecia num período anterior a quaresma e, portanto, tinha um significado ligado à liberdade. Este sentido permanece até os dias de hoje no carnaval.
    O bloco das perucas tem um manifesto de fundação muito significativo para entender os princípios que norteiam a sua criação. O mesmo propõe  “...uma corrente mundial de carecas e cabeludos cujos elos sejam madeixas artificiais e livres de preconceitos humanistas: são fios sim, mas fios sintéticos,, não definidos geneticamente ou influenciados pelo meio, são perucas e por isso mesmo são livres! Este manifesto foi feito para selar o momento histórico que estamos vivendo: a natureza capilar definindo o fim dos preconceitos e estigmas do mundo...”.
    O Evento acontecerá no dia 11 de fevereiro. O Bloco das perucas terá sua concentração a partir das 16:00 horas na Praça Paulo Pinheiro Chagas, bairro novo eldorado. Participem desta primazia, inédita, em Contagem!

Link do evento no facebook:  http://www.facebook.com/events/312486058797353/


Nenhum comentário:

Postar um comentário