terça-feira, 20 de setembro de 2011

Dia do Idoso: 01 de Outubro é o Dia do Idoso

O Dia do Idoso é comemorado no Brasil no dia 1º de Outubro e tem como objetivo a valorização do idoso.



Até o ano de 2006, esta data era celebrada no dia 27 de Setembro, porém, em razão da criação do estatuto do idoso em 1º de Outubro, o dia do idoso foi transferido para esta data de acordo com a lei número 11.433 de 28 de Dezembro de 2006.



Segundo a Organização Mundial de Saúde(OMS), em 2000 havia 600 milhões de idosos no mundo, mas este número irá dobrar em 2025.



O envelhecimento continua a ser visto como uma condição de profunda degradação. Os idosos são infantilizados, desvalorizados e, muitas vezes, excluídos da sociedade.



Por isso, cabe à sociedade, particularmente os psicólogos, contribuirem para a construção de uma nova imagem associada ao envelhecimento.



O envelhecimento faz parte de nossa vida! È um processo natural que se inicia no momento em que nascemos.



Não é questão a ser aceita ou tese da qual se possa discordar. A gente envelhece e pronto. Não há, porém, limites estabelecidos para o término de nossa caminhada neste mundo. Temos é que manter sempre acesa a chama do entusiasmo, pois a vida tem encantos para aqueles que gostam dela.



Em nossa sociedade, porém, envelhecer é passar da atividade para a passividade. Isto significa deixar de fazer para que façam pela gente, deixar de ser cidadão, deixar de ser família, etc. Assim limitadas e isoladas, as pessoas perdem a razão de viver. É como se as pessoas idosas não tivessem valor, habilidades, direito a opinião própria, etc.



Algumas expressões que se ouvem em nossa sociedade, e até em nossas famílias, em relação às pessoas idosas mostram essa mentalidade: “lugar de velho é em casa”, “está ficando igual a criança, quer participar de tudo”, “velho não tem mais nada para aprender”.



Com essa mensagem quero deixar um “grande abraço” a todos os idosos, e especialmente aos participantes do “Grupo de Convivência Atividade” e também aos do “ Grupo de Ginástica do Espaço do Saber”.



Zenólia Morais Fernandes



Coordenadora do Grupo Atividade

Nenhum comentário:

Postar um comentário