Marcos Pinheiro
Em sintonia com os movimentos culturais de Contagem, como também do Brasil, no sabádo do dia 26 de novembro, o Espaço do Saber recebeu mais uma grande atração: o I Festival Recontagem – que integra o Circuito Mineiro de Festivais Independentes. Organizado pelo Coletivo Futucatuia, que faz parte de um coletivo ainda maior que é o Fora do Eixo, o evento contou com a participação de mais de 50 pessoas, mesmo que tenha sido um sabádo muito chuvoso, um problema sério para eventos que são realizados em ambientes abertos como o Espaço do Saber. Neste sentido, mais uma vez, o público da cultura, específicamente do Rock, mostraram que são fiéis à causa. Entre as 14 e às 15 horas, o evento contou com a execução de oficinas de fotografia, extensio e moda. A partir daí, contou com um repertório muito claro do que é o Rock'roll: hc(hard core, bandas como dead fish), ska(estilo originado na jamaica na década de 50, tendo seu expoente no Brasil a banda Paralamas do Sucesso), grunge(movimento surgido na década de 80, tendo como expoente as bandas Nirvanas e Alice Chains) e etc...As bandas escaladas foram a Vortex, Primerandar, Festenkois, Barulhista e Monograma. O Coletivo Futucatuia é formado por 6 integrantes, sendo que o Marlon e Rafael são idealizadores. O coletivo foi fundado em março de 2011 e promete muitas ações comprometidas com o movimento cultural, principalmente do rock, em Contagem. De acordo com o blog do coletivo: “O conceito primordial desse Coletivo Contagense, é gerar um processo de constituição de identidades através de projetos culturais para se estruturar redes alternativas ou redes de solidariedade social, como forma de garantia das relações sociais direcionando para a construção e acesso a cidadania.”
Segundo Fael e Pisca (codnomes ou “apelidos”), “o evento foi muito bem divulgado no facebook, eles não poderiam perder a oportunidade de ouvir um rock'roll, tendo entrada franca, em Contagem. E também, nós dois já conhecemos a banda Vortex”. Patrícia Baête , também participante do evento, disse que “apesar da chuva, ela se divertiu muito! Nâo esperava fazer nada naquele sabádo. Ela curti rock'roll, e só em BH que rola grandes eventos. Com chuva não ia rolar de ir para BH!”, finaliza.
O Evento contou também com artistas plásticos renomados que participaram do evento realizando performances ao vivo durante a apresentação dos músicos. Dentre os convidados, destaca-se André Araújo, com diversos trabalhos contemporâneos que já foram apresentados tanto no Brasil quanto no exterior.
Marlon, idealizador do coletivo futucatuia, disse que tem pretensões de fechar a maior parte da agenda do coletivo, em 2012, no Espaço do Saber. Um dos coordenadores do Espaço, Marciano Pacheco, apontou que o espaço está de portas abertas para tal pretensão.
Para maiores informações sobre o Coletivo Contagense, o coletivo dispõe de um perfil no facebook que tem 406 amigos/membros associados.
Muito bacana a matéria... Foi um enorme prazer realizarmos o Recontagem nesse Espaço da verdadeira democratização da Cultura! Esperamos contar com o Espaço do Saber sempre... Abraços do Coletivo Futucatuia!
ResponderExcluir