sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Programação do Mês da Animação no Espaço do Saber

18/10 19:00 Mostra de Curtas Norman McLaren


Begone Dull Care (NFBC/1949/7´47´´)
Neighbours (NFBC/1952/8´06´´)
Blinkity Blank (NFBC/1955/5´14´´)
Pas de Deux (NFBC/1967/13´147´´)


Pioneiro do cinema e fundador do departamento de animação do National Film Board of Canadá, Norman McLaren (1914–1987) é um dos maiores nomes da história do cinema de animação; um artista cujo brilho, criatividade e consciência social continuam a influenciar os cineastas até hoje. Desde as primeiras experiências cinematográficas na Escócia em 1933 até seu último filme no NFB em 1983, o conjunto das obras de McLaren revela talento e criatividade extraordinários, bem como profundas raízes humanistas.



McLaren era artista complexo e criador prolífico, e abriu novos caminhos e possibilidades dentro de um leque amplo de mídias e estilos. Foi um mestre do “filme direto” – ao desenhar e riscar no celulóide, criando até mesmo sons sintéticos ao desenhar sobre pistas ópticas sonoras. Abriu caminho na técnica chamada pixilation, na qual atores e objetos são filmados quadro a quadro e transformados em marionetes. Foi pioneiro na “música visual”, explorando novas maneiras para criar representações visuais da música que ele tanto amou, e outras vezes explorou o movimento puro. Cinema abstrato, surrealista, dança – nenhuma área ficou ausente da incansável imaginação de McLaren.
Norman McLaren, acima de tudo, era movido por um profundo compromisso com o pacifismo, os direitos humanos e a justiça social. Da mesma maneira como foi um inovador na forma, ele liderou a fusão da arte com a consciência social, e este legado inspirou gerações de cineastas engajados em questões sociais. 
(extraído de: http://www.cinematografo.com.br/norman-mclaren-cinemateca/)

Veja mais informações:



Nenhum comentário:

Postar um comentário